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As Mentiras Que Contam Sobre Marketing Digital Que Você Jamais Deve Acreditar

Você que está iniciando um negócio próprio e quer estar presente na internet, seja em qual segmento for, já deve ter escutado conselhos de amigos ou familiares sobre como investir no ambiente on-line. Porém, muitas “pérolas” como “o meu sobrinho pode fazer” aparecem neste universo, mais especificamente no marketing digital, que é um conjunto de estratégias que tem como objetivo alavancar seu negócio na web.

Como consequência, com um bom planejamento e uma boa equipe por trás, as vendas aumentam e a presença da marca nos meios digitais também. Mas não se engane: há MUITO TRABALHO pela frente! Além do que, existem muitas estratégias que podem ser utilizadas, entre elas, inbound marketing e aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Portanto, é preciso ficar de olho nas armadilhas que contam por aí. E você, saberia identificar o que é verdade ou mentira neste universo?

Abaixo elencamos algumas mentiras ou erros que sempre aparecem quando o assunto é marketing digital:

O sobrinho pode fazer

“Ah, é só postar no Facebook, isso até meu sobrinho pode fazer”... Não é bem assim que funciona! Também não é errado chamar um parente para fazer, desde que ele esteja apto para isso. Afinal, é resultado que se espera. Não dá para colocar no ar um canal (página, e-commerce, blog ou até mesmo site) que irá representar a marca de uma empresa nas mãos de alguém sem conhecimento específico para fazer. Na internet, a visibilidade de sua instituição pode tomar proporções nunca imaginadas, tanto de maneira negativa, quanto positiva.

O que era para ter sido uma ação assertiva e pontual, pode virar uma crise sem precedentes e com perdas quase irreparáveis. Ao falarmos de publicidade on-line, quando se investe um número em dinheiro, um simples dígito errado numa campanha digital pode fazer a diferença, causando prejuízo para empresa em questão.

As plataformas digitais são excelentes recursos que devem fazer parte de uma boa estratégia de divulgação do seu negócio. Conteúdo de qualidade e análise de mensuração de resultados requer profissionais de perfil mais analítico, como o publicitário, o jornalista, o profissional de marketing, o analista de marketing digital etc.

Se for investir em profissionais, invista em quem tem experiência ou muita vontade de aprender, afinal, há sempre um mundo a descobrir e em constante mudança.

Se for investir em empresas, procure as que dispõem cartela de clientes conhecidos, faça uma busca na internet sobre o compromisso do fornecedor com o cliente, pesquise sobre o atendimento, sobre quem oferece as melhores soluções de inovação e, claro, resultado. 

Investir somente em conteúdo

“Conteúdo é a bola da vez”, “Venda conteúdo que você vai ficar rico!”. Não é bem assim... Investir somente em conteúdo não é garantia de conversão de venda do seu produto/serviço. No entanto, ele está ligado em como a empresa irá se posicionar na internet, através de uma boa estratégia de branding (gestão de marca em inglês) e a identidade visual e simbólica dela: Quais serviços ela oferece? Para qual público? Possui qualidade? Possui know-how? Há publicidade? Que causas ela defende? Como a marca é lembrada por seu público? Quem é fã da marca se preocupa, inclusive, pela maneira como a instituição se posiciona em causas ambientais, sociais, políticas etc.

O conteúdo deve, sim, fazer parte da estratégia de comunicação on/off, por isso, devemos lembrar que este é apenas uma etapa a ser realizada, e que pode impactar no restante do conjunto estratégico.

Investir somente em publicidade online

“Se quiser vender mais você só tem que patrocinar esse post”. Temos aí uma “meia verdade”. Investir em publicidade on-line é apenas um dos vários caminhos que existem para converter a venda de seu produto, porém, os mais despreparados apostam todas as suas fichas nesse meio e acabam perdendo muito dinheiro. Investir na divulgação on-line é bem mais barato que na divulgação offline, dependendo do caso.

Por exemplo, para patrocinar um post no Facebook você pode investir R$ 10,00 e segmentar para um público qualificado. Ao investir em um outdoor por 14 dias você terá que desembolsar a partir de R$ 300,00 (dependendo da região geográfica) e irá atingir um público não qualificado, ou seja, um público que pode não ser o seu alvo de compra.

“Ah, mas então para que investir em publicidade offline?” A resposta é: depende de sua estratégia. Nem todas as pessoas que podem comprar seu produto está ligado à tecnologia ou on-line tempo suficiente para navegar na internet. Mídia on e off são complementares. Uma deve dar suporte à outra num plano de marketing (este bem maior que o marketing digital).

O retorno é imediato, você vai ficar milionário!

Produzir conteúdo de qualidade, ter ótimos profissionais e excelentes estratégias de publicidade on-line ainda não garantem retorno imediato, nem a promessa de ficar milionário em pouco tempo. Uma coisa é certa: há sempre muito trabalho a ser feito. Definir metas, mensurar resultados, investir, buscar qualificação/requalificação, traçar novas metas, novas estratégias, buscar inovação, novas ferramentas, parcerias e por aí vai.

Por Jefthael Helano

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