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Inbound Marketing - O Poder da Atração

Há bem pouco tempo, era muito fácil divulgar sua marca ou seus produtos para um determinado público-alvo. Grande parte do conteúdo e entretenimento disponíveis era fornecido pelos meios de comunicação (TV, cinema, rádio, jornais, revistas etc.), a partir de uma programação pré-determinada, baseada em tipo de conteúdo e horário. Assim, se você quisesse atingir uma certa “faixa” da audiência, bastava escolher o programa mais adequado e “interrompê-lo” com sua publicidade. Como o público não tinha controle sobre o que era empurrado junto com a programação, acabava consumindo praticamente tudo a que era exposto, porém a qualidade e profundidade desse “consumo” eram questionáveis.

Com a revolução digital promovida pela massificação da Internet, muito conteúdo alternativo começou a ser criado e disponibilizado na rede em diversos formatos: textos; infográficos; vídeos; áudios. Grande parte desse acervo pode ser acessado de forma gratuita e absorvido no todo ou em parte, onde e quando o usuário quiser. Dessa forma, ficamos muito mais independentes dos meios de comunicação tradicionais e de suas programações rígidas, e nos tornamos senhores de nossas próprias programações, podendo decidir de onde e que tipo de conteúdo consumir. Isso fez com que a vida dos gestores de marketing ficasse mais difícil, já que agora o público se encontrava diluído entre a mídia tradicional e milhões de novos canais na Internet.

O mercado ainda tenta replicar o modelo antigo da interrupção nos novos formatos, como acontece no YouTube com os anúncios antes dos vídeos. Mesmo que seja possível pular direto para o conteúdo que queremos ver depois de cinco segundos, o usuário não está mais disposto a aceitar com simpatia esse modelo. Nesse contexto, em que o usuário é dono do seu próprio destino, faz-se necessária uma nova abordagem da forma como vamos expor o consumidor à nossa marca, produtos ou serviços. Foi assim que surgiu, em meados de 2008, o conceito de Inbound Marketing, que pode ser traduzido para algo como “Marketing de Atração”.

A aplicação das técnicas de Inbound Marketing inverte o caminho a ser percorrido pela marca e seu público consumidor, fazendo com que o usuário venha até ela e interaja de alguma forma. Assim, podemos definir o Inbound Marketing como o esforço de marketing realizado para atrair o interesse das pessoas e leva-las aos canais de relacionamento da empresa. Estes devem estar preparados para receber os visitantes e estimulá-los a realizar uma ação de contato que poderá vir a se transformar em uma oportunidade.

Metodologia do Inbound Marketing

Mas como atrair a atenção desse público? Sua marca deve produzir conteúdo útil e relevante acerca do mercado em que ela atua e sobre o qual seus consumidores têm interesse. Esse conteúdo deve ser distribuído a partir de diversos canais, de maneira que as pessoas não precisem se esforçar para encontrá-lo. E, uma vez que conseguirmos atrair um consumidor potencial, este deve continuar a ser alimentado com o mesmo conteúdo que o atraiu, juntamente com informações sobre seus produtos/serviços.

A partir da elaboração da melhor estratégia para ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de marketing na obtenção de leads e conversão, a AVANZ não só aponta as melhores opções e canais, mas também produz todo o conteúdo e realiza a gestão da presença da marca nos canais indicados, analisando as métricas e ajustando as ações no sentido de conseguir sempre um melhor resultado com o menor investimento possível.

“Seja a maior fonte de informação possível que o seu cliente pode ter sobre o seu mercado!”

Paulo Santiago

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