Skip to content

E-mail marketing: como se destacar em meio à multidão?

Já parou para pensar quantos e-mails publicitários você recebe diariamente? E quanto deles você marca como spam ou direciona para lixeira mesmo sem tê-los lido? Segundo dados da Return Path, a média de recebimento é de mais de 500 e-mails por mês, o equivalente a mais de 16 por dia. 

Se você tem um negócio e uma das suas principais estratégias de divulgação é o e-mail marketing, então, como se destacar em meio à multidão? Pois bem, em média, também segundo a Return Path, a cada quinze e-mails recebidos apenas um é lido pelo consumidor. Se ele ultrapassar 8 segundos lendo, as chances de conversão do seu produto são bem maiores.

E o que fazer para que o e-mail seja lido, aumentando assim as chances de conversão? Separamos algumas dicas. Veja quais são:

1 - Personalize

Personalize o e-mail de acordo com o cliente que irá recebê-lo. Por exemplo, ao iniciá-lo, você pode inserir o nome da pessoa que está lendo. “Olá, Maria”; “Olá, João”, etc. A personalização gera mais aproximação com o leitor.

2 - Use a criatividade na hora de escolher o “Assunto”

Defina o assunto tentando responder a seguinte pergunta: “Você abriria este e-mail?”. Tenha cuidado com os exageros! Eles podem trazer polêmicas desnecessárias quando podem ser evitáveis. Ao escolher o assunto, use a criatividade a seu favor, fazendo com que mais pessoas acessem a sua mensagem.

Use uma linguagem fácil, coloquial (dependendo do público), de modo a instigar a curiosidade do consumidor. Se seu título tiver alguma promessa inatingível, a exclua, e pense numa outra que possibilite uma promessa plausível e condizente com o restante das informações apresentadas.

3 - Dê as informações básicas no corpo do e-mail

Distribua informações relevantes e claras para o leitor. Responda algumas perguntas básicas: O quê? Quem? Como? Onde? Quando? Como saber mais informações?

4 - Use links/botões/”call to action“

Estimule a ação do consumidor. Leve-o a algum lugar através de links ou botões bem dispostos ao longo do e-mail; chame a atenção também pelas cores, destacando o botão de ação como “Saiba mais aqui” ou a palavra que pretende colocar o hiperlink.

Call to action: use essa modalidade para manter relacionamento com seu cliente e levá-lo a conhecer outras áreas, ferramentas, serviços da empresa etc.
Isso possibilitará também a conversão do seu produto.

5 - Imagens

Selecione imagens de qualidade, que chamem atenção sem ser polêmicas, mas coerentes com o restante da mensagem apresentada no e-mail.

6 - Dia e hora de disparo

Ao conhecer o seu público, você deve pensar no dia e horário que ele mais acessa o conteúdo enviado por e-mail. Essa noção pode ser informada pelas plataformas de disparo, incluindo taxa de abertura, quantos cliques e impressões tiveram, quais links levaram à conversão, etc.

Estas não são as únicas opções para que sua campanha de e-mail marketing seja um sucesso. Existe uma infinidade de ações que podem determinar tanto o sucesso quanto o fracasso, isso quando a estratégia não é assertiva.
--
A Avanz está há mais de 20 anos no mercado como uma das referências nacionais em soluções e estratégia online. Veja quem confia na Avanz e faça como eles, acesse: www.avanz.com.br!

Por Jefthael Helano

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
1 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.